vacinação-hpvProfissionais já estão vacinando contra HPV (vírus papilomavírus humano) meninas entre 11 e 13 anos nos Postos de Saúde de Itororó.

A infecção genital pelo HPV é a doença sexualmente transmissível mais frequente nas mulheres e nos homens. Estudos epidemiológicos têm sugerido que aproximadamente 80% das mulheres entram em contato com o HPV em algum momento de suas vidas. O HPV é o causador principal do câncer de colo do útero. A vacinação contra o HPV é realizada em três doses. A segunda dose será aplicada em setembro, seis meses após a primeira. A terceira e última dose deve ser aplicada cinco anos depois da primeira.

Por esse motivo a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância em os pais estarem orientados a levar suas filhas na faixa etária para receber a 1ª dose da vacina.

Estima-se que 685 mil pessoas estejam infectadas por esse vírus por ano no Brasil.

“Aderimos a Campanha Nacional de Vacinação contra HPV e estamos orientando através de divulgação os pais e também as próprias adolescentes a procurem os Postos de Saúde, pois, todos já estão devidamente preparados para atender a demanda”, afirmou Bárbara, coordenadora de atenção básica municipal.

Informações do Blog Itororó Já