.

.

O Fórum das Águas idealizado pelo SAAE de Itororó, Câmara e Prefeitura e realizado na casa legislativa na noite desta terça-feira, 19, reuniu lideranças políticas, fazendeiros da região e a comunidade em geral para discutir a maneira mais coerente de afastar de vez do município e dos distritos o risco de faltar água na época com chuva em escassez, revitalizando as nascentes do Rio Colônia. Durante a reunião foi enfatizada a importância em ser realizado esse Fórum de maneira permanente.

.

.

O gestor municipal Dr. Adauto participou do Fórum, expôs suas colocações e se mostrou aberto ao diálogo para junto à comunidade buscar uma forma de evitar que o município sofra com a falta de água. O diretor do SAAE Virgínio Figueredo informou que técnicos especialistas descartaram a ideia de que seria interessante construir uma grande barragem na região do Colônia e afirmaram que pequenas barragens para o armazenamento da água seria mais adequado. Em toda essa região é comum ver várias nascentes.

Sinalizando que o distrito de Rio do Meio sofre com a falta de água há bastante tempo, o presidente da Câmara Valfrido Miranda afirmou que foi contra a construção da barragem que atualmente auxilia no armazenamento e distribuição de água para o distrito por entender que essa não seja a maneira mais adequada de resolver o problema. Valfrido teve seu discurso defendido pelo fazendeiro Gutemberg em relação a não aprovação da construção da barragem e em seguida ele convidou Virgínio para visitar sua fazenda e conhecer as 15 nascentes que existem no local e nas redondezas. O atuante jovem Evilásio cobrou da gestão do SAAE mais empenho quanto a qualidade da água do distrito de Rio do Meio.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itororó Antônio Freitas Júnior colocou a disposição de todos o Programa Despertar que tem como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. Júnior falou da urgência em se revitalizar as nascentes do Rio Colônia, discurso fortalecido pelo professor Alan do CETEP que garantiu que dá sim para revitalizar nascentes com custo baixo e que alunos do CETEP fizeram a revitalização de muitas nascentes nos últimos anos, após o município ter sido contemplado com vários cursos ligados ao meio ambiente.

O Coronel Souza Neto, fazendeiro da região, afirmou que em sua propriedade as nascentes são cuidadas de maneira que a mata ciliar é totalmente preservada.

Nos próximos encontros do Fórum das Águas a comunidade deverá ser convidada novamente para que todos possam participar com ouvinte a nível de conhecimento e também participando das atividades que serão criadas em torno da problemática.

Informações do Blog Itororó Já