.

.

Na tarde desta segunda-feira (18), baseada no Plano Nacional e Estadual de Vacinação Contra a COVID -19 a Secretária Municipal de Saúde reavaliou o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.

Foi avaliada a estrutura física e de insumos para que a logística de recebimento e aplicação dos imunobiológicos seja o mais eficaz possível.

A orientação do Ministério da Saúde para a vacinação dos grupos prioritários com idade maior ou igual dezoito (18) anos, acontecerá em quatro (4) fases. Na fase um (1) estão inseridos os profissionais de saúde, os idosos de 75 anos ou mais, os institucionalizados (Abrigo) e a população quilombola. Na fase dois (2) estão inclusos os idosos de 60 a 74 anos. Já na fase três (3), estão inclusas as pessoas com comorbidades (Diabetes Mellitus , Hipertensão Arterial grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença Renal, Anemia Falciforme, Transplantados, Doença cerebrovascular, doença cardiovascular, câncer e obesidade grave). E na fase quatro (4), serão imunizados os professores e trabalhadores da educação; profissionais das forças de segurança; além dos funcionários do sistema prisional. Lembrando que podem ocorrer algumas alterações de acordo com as atualizações e orientações do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde definiu como estratégia para as fases 1 e 2 de vacinação a modalidade volante: domiciliar (idosos) e nos locais de trabalho dos profissionais de saúde (Unidades de saúde da rede pública, Hospital, Clínicas, Laboratórios e funerárias), assim como foi realizada a vacinação da Influenza em 2020 visando evitar aglomerações e exposição da população ao vírus. Posteriormente, avisaremos como será realizada a estratégia para as fases três (3) e quatro (4) de vacinação.

De acordo com o levantamento local estima-se que serão vacinadas em torno de 2.500 (duas mil e quinhentas) pessoas na primeira (1) fase. O município encontra-se preparado para vacinar contra a COVID-19, porém aguarda o envio do quantitativo dos imunizantes, definidos pela SESAB, para definir o início da aplicação e a abrangência da vacinação no município.

Contamos com a colaboração e compreensão da comunidade respeitando os critérios de vacinação estabelecidos, e pedimos que fiquem atentos aos meios de comunicação para acompanhar a evolução da campanha.
Alertamos que o distanciamento social, uso de máscara e a higienização constante das mãos com álcool em gel 70º ou água e sabão ainda são fundamentais para o controle da disseminação da COVID-19.