.

.

O Blog Itororó Já solicitou uma entrevista com a psicóloga, especialista em Saúde Mental, Ana Paula Rios, que irá assumir e atuar na gestão da secretaria de saúde do município a partir do dia 1° de janeiro. Confira.

“BIJ: Bom dia Ana Paula Rios! Como você recebeu o convite para assumir a pasta da Saúde Municipal? Pasta essa de grande relevância no município.

APR: Bom Dia Keile. Após uma reunião entre os membros da Frente Cidadã meu nome foi sondado para a pasta da Saúde. No início fiquei surpresa, mas, também fiquei entusiasmada com essa nova oportunidade de cuidar e servir a comunidade, além de contribuir de forma direta no processo da nova gestão.

BIJ: A transição de gestão já deve ter feito uma avaliação técnica de como está o funcionamento da secretaria de saúde. Como você recebeu o setor?

APR: O setor de saúde durante toda a gestão, foi um setor organizado; e, embora muitas vezes  ter enfrentado algumas dificuldades, sempre  teve eficiência na prestação de serviço a comunidade, sendo assim, nesse processo de transição foi possível perceber que os esforços da gestão e das secretarias anteriores, juntamente com a equipe, foram válidos. Existe necessidade de algumas mudanças e adequações para a proposta de trabalho inicial, fico em paz por  encontrar uma secretaria organizada e bem estruturada.

BIJ: Trabalhos relevantes foram implementados pela gestão das ex-secretárias de saúde Marcilia e Verbena, quais novos projetos a população pode esperar, que poderão ser implantados no município?

APR: Na verdade eu tenho inúmeras idéias, sou muito sonhadora, e espero de coração poder realizar alguns projetos envolvendo a saúde da família, ampliando o trabalho de prevenção, além dos trabalhos em parceria com as redes, onde a assistência possa ser levada a sociedade, independente da sua busca pelo serviço.

BIJ: Como psicóloga, sabemos do seu carinho em trabalhar com atendimento direcionado ao CAPs. Existe algo que poderá ser acrescentado ao atendimento desses pacientes psiquiátricos?

APR: Quem me conhece e conhece o meu trabalho sabe o quanto sou apaixonada por Saúde Mental e sabe o quanto sonho com a ampliação e melhoria desse serviço. Reconheço que a gestão fez o possível para que o serviço acontecesse da melhor forma possível. Durante a minha gestão pretendo instalar o serviço de Saúde Mental volante (o que não é tão fácil, pois, depende de transporte disponível e não é algo muito fácil devido a demanda), ampliar o serviço de prevenção de transtornos mentais, bem como, o serviço ofertado para o tratamento desses transtornos.

BIJ: Em tempos de Pandemia esse atendimento psicológico e psiquiátrico foi de suma importância para a população. Existe expectativa em ampliar esse tipo de atendimento para a comunidade de maneira continuada?

APR: Existem expectativas, necessidades e esperamos poder suprir parte delas. Já pensamos na ampliação do serviço no Centro de Saúde, além da assistência nas unidades  quinzenalmente, isso não é algo fácil para se fazer, mas faremos o esforço necessário para que isso aconteça.”

Informacões do Blog Itororó Já