.

.

Nesta segunda-feira, dia 18, pela manhã, a Comissão Permanente do Fórum das Águas de Itororó (COPEFAI) reuniu-se no Plenário João Pereira de Andrade da Câmara de Vereadores de Itororó. O encontro marcou o início dos trabalhos que visam recuperar as nascentes das Micros bacias do Rio Colônia, Cabeceira do Rio do Meio e do Ribeirão do João Dias e criar o Programa Produtores de Água em Itororó.

A COPEFAI decidiu que: o primeiro passo a ser tomado será Mapear as principais nascentes do Rio Colônia e seus afluentes, assim como também da Cabeceira do Rio do Meio e do Ribeirão de João Dias. O grupo também visitará, na quinta-feira, dia 21, o Programa Produtores de Água da cidade baiana de Ibirapitanga, a fim de implantá-lo em Itororó.

No mês de abril, será realizado um curso de Recuperação de Nascentes, via CETEP, ministrado por um professor da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). A ação, com aula prática, ocorrerá em 11 nascentes cedidas por produtores rurais que irão bancar os custos. A ideia é criar uma rede de recuperadores de nascentes que possam passar o conhecimento à diante.

O Sindicato dos Produtores irá viabilizar, no segundo semestre de 2019, a criação de um viveiro municipal de árvores para reflorestamento em uma área cedida pelo SAAE de Itororó, que usará a água de lavagem dos filtros (que hoje é descartada) para irrigar as mudas. A manutenção do viveiro será de responsabilidade do CETEP.

A comissão Permanente é formada por: Valfrido Miranda (Presidente da Câmara), Adauto Almeida (Prefeito) Virgínio Figueiredo (Diretor do SAAE), Tiago Amui (Secretário de Meio Ambiente), Allan Sousa (CETEP), Antônio Freitas Junior (Presidente do Sindicato Rural), Silvio Kleber (Presidente do Sinservito), Coronel Souza Neto (Proprietário Rural), Alisson Aguiar (Jornalista), Andrea Figueiredo (Vereadora), Emilson Rios (Empresário), Erivan de Oliveira (Técnico do SAAE) e Kleber Gonçalves (Igreja Católica). Apenas o Corenel Souza Neto e a vereadora Andrea Figueiredo não puderam participar do encontro, mas justificaram as ausências.

*Plantio Global*

Estudantes, professores, políticos, empresários e instituições itororoenses estiveram presentes na AÇÃO PLANTIO GLOBAL, neste domingo, dia 17, em Itororó com o objetivo de plantar mudas de árvores no centro da cidade. A ideia do evento partiu do CETEP, da Secretaria de Meio Ambiente e da Rádio Itapuy FM. A COEFAI, assim como a Câmara de Vereadores, estiveram presentes e apoiaram a ação da comunidade.