.

.

A cidade de Itororó está pra receber mais de R$ 23 milhões em Precatórios do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Por conta disso, a Câmara de Vereadores atendeu ao chamado dos sindicatos SINSERVITO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itororó) e APLB (indicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) para discutir o Plano de Aplicação dos Precatórios do FUNDEF. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 05, no Plenário João Pereira de Andrade.

A principal reivindicação dos Sindicatos é: Poder participar da elaboração do Projeto de Lei que vai definir como estes recursos serão gastos. A ideia é que seja formada uma comissão composta por Vereadores, Dirigentes Sindicais, Conselho de Educação, conselho do FUNDEB, Secretaria de Educação e Assessorias Jurídicas de todos estes órgãos, para que juntos possam construir esse projeto. Outra sugestão é que no novo Projeto, os valores que serão investidos em cada área seja especificados.

De acordo com o presidente do SINSERVITO, Silvio Kleber Alves, há uma corrente que defende que os recursos destinados para serem aplicados em pessoal, seja apenas destinados a turma dos 60 (professores e profissionais do magistério), mas “o Sindicato quer que abranja todos os servidores da Educação, tanto os 60, quanto os 40”. “Vamos lutar para que todos sejam beneficiados e não só uma parte”, disse Silvio.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itororó, Jonatas Lisboa, abriu sua fala afirmando que não desconfia da idoneidade e do caráter do Prefeito Adauto Almeida e de sua equipe e que essa reunião era apenas para estudar uma maneira de incluir a comunidade na elaboração desse Projeto importante para a educação. “Nós estamos abertos para ouvir o povo. Vamos atuar junto com os Sindicatos (SINSERVITO e APLB) para garantir que todas as demandas sejam atendidas de forma que atenda a todas as reivindicações. Se necessário, construiremos, juntos, Emendas Parlamentares que possam garantir isso”, afirmou Jonatas.

A Coordenadora Regional da APLB, Adenice Chaves, ficou satisfeita com a abertura que teve da Câmara de Vereadores de Itororó e revelou que espera a mesma atitude do Poder Executivo de Itororó. “Espero que assim como os vereadores pararam para ouvir nossas demandas, que o Prefeito e sua equipe façam o mesmo e nos convide para participar da elaboração do Plano de Aplicação destes recursos”, comentou a sindicalista.

Os edis, Andrea Figueiredo, Clecione Gonçalves, Cosme Santos (Có de Rio do Meio), Edilson Carvalho (Dilson Bracin), João Dawison (Sergipe) e Valfrido Miranda também participaram do encontro. Atentos as reivindicações apresentadas, se comprometeram a trabalharem juntos nesta questão, dando o apoio necessário. Ascom.